segunda-feira, 28 de abril de 2014

Passeio ao CATAVENTO CULTURAL - Biologia

CATAVENTO  CULTURAL
          No dia 09 de abril de 2014 estive no CATAVENTO CULTURAL, na capital  paulista, juntamente com a Professora Gisele, com um grupo de 45 alunos do 2º e do 3º ano do ensino médio.
          A seção VIDA abordou temas relacionados a Biologia, com painéis, réplicas em tamanho natural e aumentadas de seres vivos ou partes destes. Encontramos um espaço expositivo com inúmeras borboletas, representando o mimetismo e a camuflagem.  Evolução humana, réplica do tigre dente de sabre, vida marinha, anatomia dos invertebrados e anatomia humana (aparelho reprodutor masculino e feminino)  e o intestino grosso em tamanho muito aumentado, onde pudemos atravessá-lo por dentro.
          Na seção TERRA foi possível saber mais sobre o surgimento do nosso planeta e conta com uma maquete dos principais domínios morfoclimáticos e fitogeográficos  do planeta, com todos os ecossistemas  e uma caverna, onde são mostrados os principais tipos de espeleotemas (estalactites e  estalagmites).  Enfim, uma excelente aula de Biogeografia.
          A seção NANOTECNOLOGIA abordou os princípios da nanociência e nanotecnologia através de jogos interativos que simulam o trabalho de um nanocientista.
          Foram momentos de muita expectativa, interesse e participação ativa dos alunos. Todo conteúdo abordado faz parte do currículo para os grandes vestibulares, e os alunos representaram muito bem a escola, a ponto de ter sido questionada se eles eram de alguma grande escola particular... Pois é... quem sabe, sabe e faz acontecer!
            Foi a aula dos meus sonhos! Agradeço a oportunidade e parabéns a todos que participaram!
          
Depoimento da Prof.ª Olga Massae Edagi da disciplina de Biologia.




 







Depoimento da aluna 
MARIANA BITELLI 3º B

O museu Catavento é um dos lugares mais interessantes que eu já visitei. Lá possui diversas sessões, mas, infelizmente só pude visitar três: VIDA, TERRA E NANOTECNOLOGIA.
Na sessão VIDA, vimos um vídeo que falava sobre as táticas que os animais utilizavam para capturar a presa. Os animais são muito inteligentes, a águia, por exemplo, calcula antecipadamente onde os peixes estão. Se eles mudam de percurso, ainda no ar, ela se desvia rapidamente e captura a presa. Pude também ver a réplica de tamanho natural de um tigre-dente-de-sabre. Esse mamífero foi extinto devido a acão do homem e também a escassez de alimento. Para se alimentarem, eles pulavam em cima da presa e unhavam, raramente mordiam, pois apesar de seus dentes serem grandes, eram facilmente quebráveis. Eles eram animais sem dimorfismo sexual, os machos eram mais altos e mais musculosos que as fêmeas.
Na sessão TERRA, estudamos o surgimento do Planeta Terra segundo a Teoria do Big Bang. Também estudamos suas camadas e também os tipos de pedras e rochas que temos em nosso planeta.
A sessão que mais gostei foi a de NANOTECNOLOGIA, pois vimos que existe um “mundo” que não podemos ver a olho nu, mas através da nanotecnologia podemos ver até um vírus. E ainda pudemos visitar uma sala onde desfrutarmos de jogos interativos sobre a nanotecnologia.
Espero voltar no Museu do Catavento novamente para poder adquirir conhecimento e novas experiências.
 























O prazer e felicidade do nosso aluno e a satisfação do nosso professor é o melhor resultado deste passeio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário