A vontade de saber é inerente ao ser humano, contudo, ninguém aprende o que não compreende. Assim, ao planejar o currículo, não quero que os alunos apenas memorizem mecanicamente os conceitos. Percebo que a construção de um conceito se faz através de etapas e que a garantia da aprendizagem não está condicionada a uma única atividade. Devo empregar estratégias adequadas no momento de avaliarmos o processo de aprendizagem através das produções dos alunos, sejam elas um gráfico, o registro de um comando, a resposta a uma questão, o comentário sobre uma notícia ou atividades práticas.
As atividades práticas desenvolvem nos alunos a capacidade de observar, bem como o raciocínio lógico para "descobrir, explicar, desvendar e comprovar" questões do cotidiano com base na investigação.
Essas atividades práticas têm por
objetivo avaliar propostas de intervenção no ambiente, considerando a qualidade
de vida humana ou medidas de conservação, recuperação ou utilização sustentável
da biodiversidade. Selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e
informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar
situações-problema.
Depoimento da Prof.ª Olga Massae Edagi
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