domingo, 25 de agosto de 2013

TRINTA DE JULHO

Rafaela Federici, um dos vários talentos que desabrocharam no WL.
Uma das primeiras a participar do grupo de teatro da escola e hoje está no seu último final de semana na peça TRINTA DE JULHO.

 

 

 
Prestigiem...
 
 

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

INSTITUTO BUTANTA - um mundo de experiências

Sabendo que uma única estratégia de ensino, por mais sucesso que tenha ao usá-la, tem pouca chance de garantir, sozinha, o aprendizado. Assim, julgo que o processo ensinar/aprender por meio de aulas expositivas, mesmo que dialogadas, podem (e desempenham) muito bem a sua função em determinados momentos, mas da mesma forma que outras estratégias, isso não garante por si só a aprendizagem. Há a necessidade de compreendermos os limites de cada uma delas quanto aos objetivos que podem atingir, usando-as no momento mais apropriado. Além disso, ao empregar estratégias diferenciadas, estou possibilitando aos alunos desenvolver habilidades que não poderiam ser produzidas numa aula teórica.

            A vontade de saber é inerente ao ser humano, contudo, ninguém aprende o que não compreende. Assim, ao planejar o currículo, não quero que os alunos apenas memorizem mecanicamente os conceitos. Percebo que a construção de um conceito se faz através de etapas e que a garantia da aprendizagem não está condicionada a uma única atividade. Devo empregar estratégias adequadas no momento de avaliarmos o processo de aprendizagem através das produções dos alunos, sejam elas um gráfico, o registro de um comando, a resposta a uma questão, o comentário sobre uma notícia ou atividades práticas.

            As atividades práticas desenvolvem nos alunos a capacidade de observar, bem como o raciocínio lógico para "descobrir, explicar, desvendar e comprovar" questões do cotidiano com base na investigação.

            Essas atividades práticas têm por objetivo avaliar propostas de intervenção no ambiente, considerando a qualidade de vida humana ou medidas de conservação, recuperação ou utilização sustentável da biodiversidade. Selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações-problema.
                                                                                                                          Depoimento da Prof.ª Olga Massae Edagi
 
 
 
 

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Replanejamento, reavaliação, recomeço

Momento de replanejar, reavaliar, recomeçar, esse foi o clima de nosso planejamento
dos dias de 30 e 31 de julho.
 Nesse período,  além das ações pertinentes à reestruturação do Regimento Escolar; foram também compartilhadas belas experiências didáticas e projetos realizados em sala de aula. 
Abaixo algumas apresentações referentes ao Curso Melhor Gestão Melhor Ensino.


 Gestores e Corpo Docente
2013
       Professor Jefferson Valladão - Matemática
 
 
 Professora Ana Lucia Rodrigues - Língua Portuguesa

        Professora Cristina Favaro - Língua Portuguesa
                                                               Professora Andrea Coccaro - Língua Portuguesa
 
 
Iniciamos assim mais um semestre produtivo.