quarta-feira, 21 de agosto de 2013

INSTITUTO BUTANTA - um mundo de experiências

Sabendo que uma única estratégia de ensino, por mais sucesso que tenha ao usá-la, tem pouca chance de garantir, sozinha, o aprendizado. Assim, julgo que o processo ensinar/aprender por meio de aulas expositivas, mesmo que dialogadas, podem (e desempenham) muito bem a sua função em determinados momentos, mas da mesma forma que outras estratégias, isso não garante por si só a aprendizagem. Há a necessidade de compreendermos os limites de cada uma delas quanto aos objetivos que podem atingir, usando-as no momento mais apropriado. Além disso, ao empregar estratégias diferenciadas, estou possibilitando aos alunos desenvolver habilidades que não poderiam ser produzidas numa aula teórica.

            A vontade de saber é inerente ao ser humano, contudo, ninguém aprende o que não compreende. Assim, ao planejar o currículo, não quero que os alunos apenas memorizem mecanicamente os conceitos. Percebo que a construção de um conceito se faz através de etapas e que a garantia da aprendizagem não está condicionada a uma única atividade. Devo empregar estratégias adequadas no momento de avaliarmos o processo de aprendizagem através das produções dos alunos, sejam elas um gráfico, o registro de um comando, a resposta a uma questão, o comentário sobre uma notícia ou atividades práticas.

            As atividades práticas desenvolvem nos alunos a capacidade de observar, bem como o raciocínio lógico para "descobrir, explicar, desvendar e comprovar" questões do cotidiano com base na investigação.

            Essas atividades práticas têm por objetivo avaliar propostas de intervenção no ambiente, considerando a qualidade de vida humana ou medidas de conservação, recuperação ou utilização sustentável da biodiversidade. Selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações-problema.
                                                                                                                          Depoimento da Prof.ª Olga Massae Edagi
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário