quarta-feira, 30 de abril de 2014

REDAÇÃO: A SOCIEDADE CONSUMISTA E O FUTURO DO PLANETA TERRA (1)

Tema proposto pela Profª Iraci Aparecida Trintade

TÍTULO: Consciência humana
O consumo é um grande problema na sociedade, esta sendo algo extremamente exagerado e assim causando problemas em nosso dia-a-dia. Cada vez mais se produz e mais se consome. O mundo atual é dominado pelo espírito capitalista que vangloria o consumo, tendo assim, uma sociedade digamos que moderna.
A natureza é extremamente frágil em relação à interação humana, pois o homem sempre buscou cada vez mais satisfazer suas vontades. O ser humano só quer apenas garantir satisfação e bem estar e isso acaba gerando consequências prejudiciais na economia do planeta Terra.
O desenvolvimento da sociedade esta claramente numa crise, o ser humano não esta preocupado em relação ao meio ambiente, como dito, só quer garantir o seu bem estar.
A sociedade deve procurar maneiras de se desenvolver de forma sustentável, a fim de garantir sua estabilidade sem prejudicar o meio ambiente.
“O importante é ser e não ter...”

Camila Ferreira dos Santos Silva, 16 anos, nascida em 18 de abril de 1997, Mogi das Cruzes – SP. Atualmente reside em Cesar de Souza. Gosta muito de ler, escrever e de estar com a família e amigos, esporte preferido é a luta. Esta no 3º ano do Ensino Médio e pretende estudar psicologia.


segunda-feira, 28 de abril de 2014

Passeio ao CATAVENTO CULTURAL - Biologia

CATAVENTO  CULTURAL
          No dia 09 de abril de 2014 estive no CATAVENTO CULTURAL, na capital  paulista, juntamente com a Professora Gisele, com um grupo de 45 alunos do 2º e do 3º ano do ensino médio.
          A seção VIDA abordou temas relacionados a Biologia, com painéis, réplicas em tamanho natural e aumentadas de seres vivos ou partes destes. Encontramos um espaço expositivo com inúmeras borboletas, representando o mimetismo e a camuflagem.  Evolução humana, réplica do tigre dente de sabre, vida marinha, anatomia dos invertebrados e anatomia humana (aparelho reprodutor masculino e feminino)  e o intestino grosso em tamanho muito aumentado, onde pudemos atravessá-lo por dentro.
          Na seção TERRA foi possível saber mais sobre o surgimento do nosso planeta e conta com uma maquete dos principais domínios morfoclimáticos e fitogeográficos  do planeta, com todos os ecossistemas  e uma caverna, onde são mostrados os principais tipos de espeleotemas (estalactites e  estalagmites).  Enfim, uma excelente aula de Biogeografia.
          A seção NANOTECNOLOGIA abordou os princípios da nanociência e nanotecnologia através de jogos interativos que simulam o trabalho de um nanocientista.
          Foram momentos de muita expectativa, interesse e participação ativa dos alunos. Todo conteúdo abordado faz parte do currículo para os grandes vestibulares, e os alunos representaram muito bem a escola, a ponto de ter sido questionada se eles eram de alguma grande escola particular... Pois é... quem sabe, sabe e faz acontecer!
            Foi a aula dos meus sonhos! Agradeço a oportunidade e parabéns a todos que participaram!
          
Depoimento da Prof.ª Olga Massae Edagi da disciplina de Biologia.




 







Depoimento da aluna 
MARIANA BITELLI 3º B

O museu Catavento é um dos lugares mais interessantes que eu já visitei. Lá possui diversas sessões, mas, infelizmente só pude visitar três: VIDA, TERRA E NANOTECNOLOGIA.
Na sessão VIDA, vimos um vídeo que falava sobre as táticas que os animais utilizavam para capturar a presa. Os animais são muito inteligentes, a águia, por exemplo, calcula antecipadamente onde os peixes estão. Se eles mudam de percurso, ainda no ar, ela se desvia rapidamente e captura a presa. Pude também ver a réplica de tamanho natural de um tigre-dente-de-sabre. Esse mamífero foi extinto devido a acão do homem e também a escassez de alimento. Para se alimentarem, eles pulavam em cima da presa e unhavam, raramente mordiam, pois apesar de seus dentes serem grandes, eram facilmente quebráveis. Eles eram animais sem dimorfismo sexual, os machos eram mais altos e mais musculosos que as fêmeas.
Na sessão TERRA, estudamos o surgimento do Planeta Terra segundo a Teoria do Big Bang. Também estudamos suas camadas e também os tipos de pedras e rochas que temos em nosso planeta.
A sessão que mais gostei foi a de NANOTECNOLOGIA, pois vimos que existe um “mundo” que não podemos ver a olho nu, mas através da nanotecnologia podemos ver até um vírus. E ainda pudemos visitar uma sala onde desfrutarmos de jogos interativos sobre a nanotecnologia.
Espero voltar no Museu do Catavento novamente para poder adquirir conhecimento e novas experiências.
 























O prazer e felicidade do nosso aluno e a satisfação do nosso professor é o melhor resultado deste passeio.


Aluna premiada do Washington Luis

Todos em nossa escola estamos orgulhosos da aluna PATRICIA JACON MORTOL do 3º ano A,
selecionada na 2ª Edição do Prêmio Intercâmbio Internacional disputado pelos alunos do curso de espanhol do Centro de Estudo de Línguas (CEL).
Ela irá para a Espanha para concluir um curso intensivo de 30 horas.
 

quarta-feira, 2 de abril de 2014

ESCOLA WASHINGTON LUIS - 80 anos de história

É com muito orgulho que comunico o lançamento do livro 
"Escola Washington Luis - 80 anos de história".
Esta publicação vem registrar toda uma história, não só da escola enquanto Instituição de Ensino, mas de todo um grupo de estudantes e professores que marcaram a história da própria cidade. 
Muitos irão se identificar nos relatos e depoimentos descritos e se emocionar com a narração deste ícone da educação mogiana.

ATENTE AS CONDIÇÕES PARA ADQUIRIR O CONVITE.
 INTERESSADOS ENTRAR CONTATO PELO EMAIL
rtoledo40@hotmail.com
Entrada apenas para convites antecipados.